Páginas

SOBRE OS 20 ANOS DA QUEDA DO MURO DE BERLIM



Disponibilizo aqui alguns links importantes sobre os 20 anos da queda do muro de Berlim:

Por Daniel Buarque, G1, em São Paulo



"Maior símbolo do fim da Guerra Fria e do conflito entre Estados Unidos e União Soviética, a queda do muro de Berlim já foi apontada por historiadores como o “fim da história”, um momento de triunfo incontestável do capitalismo. Vinte anos após o colapso do bloco soviético, entretanto, pesquisadores do socialismo apontam que a utopia continua viva e que há ao menos cinco países no mundo atual seguindo a cartilha do comunismo, ainda é vista como símbolo de esperança.

A queda do muro de Berlim foi um momento muito simbólico do fim do comunismo na Europa, mas não acabou com o comunismo no mundo, explicou o cientista político britânico Archie Brown, professor da Universidade de Oxford e autor de “Rise and Fall of communism” (‘Ascensão e queda do comunismo’, livro de quase 800 páginas que deve ser lançado em breve no Brasil). “Existem 5 países comunistas no mundo atual. China, Vietnã, Laos, Coreia do Norte e Cuba”, disse, em entrevista ao G1.


(...)
O motivo de o socialismo ter sobrevivido ao fim da União Soviética, que apoiava os regimes similares em vários países, é o desejo de buscar o “mundo perfeito”, a utopia, segundo o historiador Richard Pipes, autor de “O comunismo” e mais de 20 outros livros sobre história da Rússia e da união Soviética. Segundo ele, entretanto, a prática não consegue seguir o modelo sem restrição de liberdades, o que acaba fazendo o sistema não funcionar.


O ideal socialista é utópico e sempre sobrevive, pois as pessoas gostam de acreditar que é possível. Não concordo que seja possível na prática, e por isso um sistema comunista sempre vai fracassar em algum momento. Os sistemas sobrevivem apenas com mão de ferro, retirando as liberdades e descobrimos que as pessoas sofrem dentro desses sistemas, o que tira a credibilidade”, explicou, em entrevista ao G1, reiterando que as pessoas gostam de acreditar que a utopia é possível. O mesmo ponto foi reforçado pelo pesquisador inglês, que argumenta que o socialismo continua existindo como ideologia da esperança. "

 Por Reinaldo Azevedo





"Há vinte anos, os alemães-orientais derrubaram o Muro de Berlim, libertando-se de quatro décadas de totalitarismo e enterrando para sempre a experiência comunista. Os efeitos do regime falido são sentidos até hoje na antiga Alemanha Oriental, mas prevê-se que em dez anos não haverá diferenças no país reunificado."



"Vinte anos após a queda do muro de Berlim persistem no mundo “ideologias comunistas disfarçadas de outras nomenclaturas”. O acontecimento teve consequências no mundo Ocidental e Oriental e é perante esta realidade que os bispos europeus se querem situar."


por Bernard Lecomte (PERGUNTE E RESPONDEREMOS)

"Desde o início do seu pontificado, João Paulo II teve em mira obter a liberdade civil e religiosa para os povos dominados pelo comunismo. Era sua consciência de Pastor, arauto da Boa-Nova, que o impelia a tra¬balhar arduamente neste sentido. Essa sua visão pastoral era corrobora¬da pela certeza de que a Europa contemporânea é cristã em suas ori¬gens, mas se via, em parte, ocupada por um regime ateu."


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...