Páginas

COMO, ONDE E O QUE DEUS QUER

Disponho aqui um link e um pequeno fragmento de uma publicaçao do segundo capítulo do livro “Dio e il mondo. Essere cristiani nel nuovo millennio” (Edizioni San Paolo, 2001), fruto da entrevista na Abadia de Monte Cassino, entre o cardeal Joseph Ratzinger, então prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, e o jornalista e escritor alemão Peter Seewald.

Peter Seewald: A Igreja e seus santos ressaltam que também se pode compreender, comprovar e demonstrar a fé cristã por meio da razão. Está certo?

Joseph Ratzinger: Sim, mas dentro de certos limites. É verdade que a fé não é uma arquitetura de imagens gratuitas que alguém possa inventar a seu talante. A fé se arremete à inteligência porque expõe a verdade – e porque a razão foi criada para a verdade -. Nesse sentido, uma fé irracional não é uma fé cristã. A fé desafia nossa compreensão. E nessa conversação também pretendemos averiguar que tudo isso – começando pela ideia da criação até a esperança cristã – é uma formulação inteligente que nos apresenta algo razoável. Nesse sentido, pode-se demonstrar que a fé também está conforme à razão.
 
Clique aqui para ler a entervista
 
Obs: A página esta traduzida pelo tradutor do google.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...