Páginas

Vaticano: Bento XVI entrega «nobel» da Teologia e elogia investigação nesta área

Papa sublinha relação entre fé, ciência, razão e religião

D.R. | Bento XVI e Maximilian Heim
Cidade do Vaticano, 30 jun 2011 (Ecclesia) - Bento XVI entregou hoje as distinções correspondentes à primeira edição do Prémio Ratzinger, espécie de “Nobel” da Teologia, elogiando a investigação nesta área.  

Em ordem a chegar a Cristo, cada um deve estar no caminho da verdade; deve estar aberto ao Logos, à razão criativa, da qual a razão humana deriva e para a qual tende”, afirmou, durante a cerimónia que decorreu no Vaticano.

Os premiados desta primeira edição foram Manlio Simonetti, de 85 anos de idade, especialista em literatura cristã antiga e patrística; Olegario González de Cardedal, 77 anos, professor de dogmática na Universidade de Salamanca; Maximilian Heim, professor de 50 anos de idade, que ensina teologia fundamental e dogmática, centrado no ensinamento de Joseph Ratzinger, o atual Papa.

Após assinalar que “a razão experimental é hoje amplamente apontada como a única forma de racionalidade declarada científica”, Bento XVI falou sobre a relação entre ciência e fé, destacando que “existe um limite” a tal uso da razão.

Deus não é objeto da experimentação humana”, mas “sujeito que se manifesta apenas na relação de pessoa a pessoa”.

Nesse sentido, acrescentou, “é possível ver que a fé cristã, pela sua própria natureza, deve dar origem à teologia, deve inquirir a razoabilidade da fé”.

“A natureza concreta do nexo que une fé e razão pode e deve ser sempre explorada de novo”, disse Bento XVI.

O Prémio é um projeto da fundação criada pelo Vaticano e por Bento XVI (Joseph Ratzinger), com o dinheiro recebido pelos direitos de autor dos livros escritos pelo Papa alemão.

A fundação procura ainda dar a conhecer e promover o estudo da Teologia, inspirada pelo pensamento de Joseph Ratzinger

No seu discurso de agradecimento, Maximilian Heim, o mais jovem entre os premiados, deixou uma certeza em nome de todos: "Queremos compreender a teologia como um falar de Deus que precede o encontro vital conforme anunciado, o qual, por sua vez, deve levar ao encontro vital para a oração".
OC
Fonte: Agência Ecclesia

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...