Cidade do Vaticano (RV) - O Pontifício Conselho da Cultura anunciou a constituição de um “Comitê Científico Organizativo” para a realização de eventos e iniciativas em vista das celebrações do 7º centenário da morte de Dante Alighieri, que se completará em 2021. O próprio Presidente desse Dicastério, Cardeal Gianfranco Ravasi, está no comando do Comitê – ele que é ainda o novo Presidente da “Casa de Dante” de Roma.
Estão previstas iniciativas de pesquisa, inclusive no campo teológico, e de individuação de novos métodos de ensino para aproximar os jovens ao poeta. A Rádio Vaticano entrevistou o Cardeal Ravasi sobre as motivações da instituição desse Comitê. “Dante é nosso, no sentido de que é próprio do mundo eclesial”, disse ele, completando: “pensamos na sua figura teológica, mas também na sua paixão eclesial, inclusive crítica”.
Além disso, “Dante é o pai da cultura, e não somente da cultura italiana”, sublinhou o Cardeal, completando que “ele é uma das grandes figuras universais da cultura e da poesia, em especial”, portanto “uma peça-chave para a diversidade cultural”.
O Cardeal recordou que, em 1921, para o 6º centenário da morte do poeta, o Papa Bento XV elaborou uma Encíclica sobre Dante Alighieri, e auspiciou que, quem sabe daqui a oito anos, se possa repetir essa ação. (ED)
Fonte: Radio vaticano
Nenhum comentário:
Postar um comentário