Páginas

A fenomenologia Católica de Edith Stein


Teresa Benedita Cruz
Dea. Umba Diego Cubides, EP

Sua obra é um convite ao estudo da filosofia moderna com os critérios da fé católica, quer através da rectificação do caminho que os homens tiveram desde a Renascença até o contrário. A razão é limitada, não pode ser transposta sem a ajuda da razão sobrenatural a fixar humildemente verdades reveladas.
Por isso a fé não se torne um inimigo da razão, mas sim a preservação de erro, fornecendo informações de novos conhecimentos para enriquecer o conhecimento, como ela fez com a fenomenologia de Husserl.
Esta é outra característica fundamental: a não objeção a priori. Ela não deixou a herança da filosofia antiga de fazer algo novo, mas, pelo contrário, ele a usou para fazer a comparação com a filosofia moderna, mostrando positivos e negativos passado. Assim, deu um novo significado para a escolástica e purgado de seus erros.
A grande personalidade do nosso santo - não é amigo de novidades ", restaurou a primazia que o Doutor Angélico deve ter todo o estudo filosófico, para ser sólido e seguro. Como ela diz que "as soluções (de Aquino) têm problemas nas suas testas o selo da verdade."
Sua Santidade o Papa Leão XIII na sua encíclica "Aeterni Patris"(4 - VIII-1879), recomendou o estudo de St. Thomas, para ver as maquinações e artifícios de falsa sabedoria, em Edith encontrar essa fonte para a compreensão do Santo água potável segura e completa e pura verdade.
A razão humana não pode ser incluído no círculo de eventos, caso contrário ela não seria capaz de conhecer a Deus. Ela nos mostra como isso levaria ao agnosticismo. Por conseguinte, toda ciência que suporta apenas fenômenos, sem relação com o Absoluto, o ateísmo tem histórico e científico.
Ela valoriza muito o sentimento, mas sujeito à inteligência, caso contrário, atrapalha recta ratio desordenada pela comoção fora dos sentidos pode ter sobre a corporeidade, o homem animalizado. Daí a grande importância dada à virgindade, que o homem Angelized oposto prime fazendo espiritual sobre o material. Embora não seja um tratado sobre isso, sua vida consagrada testemunha a grande estima que tinha por ela e pelo domínio que exercia sobre seu corpo.
Sua vocação encarna o pensamento dos Papas de Leão XIII, São Pio X, Papa João Paulo II - que declarou o co-padroeira da Europa e do actual Papa Bento XVI.
O primeiro, já mencionado, enfatizou a necessidade de o estudo de St. Thomas.
São Pio X condenou os erros do modernismo na encíclica "Pascendi Dominici Gregis"(8 - IX-1907), indicando desvio de filosofia, também respondeu a Edith.
Identifica completamente com o pensamento personalista SS João Paulo II, o que aumenta o valor transcendente da pessoa humana. Sua encíclica "Fides et Ratio"É a aplicação da união entre a razão natural e sobrenatural Edith faz no campo da filosofia.
Sua Santidade o Papa Bento XVI continua a linha de seu antecessor, enfatizando a unidade que deve existir entre a religião ea razão: os princípios da fé e da razão à direita rejeitar todas as formas de totalitarismo e da violência.
Martirizado pelos nazistas chegaram ao cumprimento da oferta feita por seu povo. Existência que não foi consumido em vão e, como Tertuliano disse: "O sangue dos mártires é semente de cristãos".
Cubides Umba, Diego. Metafísica sabedoria como na alma cristã de Edith Stein. Pontifícia Universidade Bolivariana - Faculdade de Teologia, Filosofia e Ciências Humanas. Canonical Licenciatura em Filosofia. Medellín, 2009. p. 91-104.

Fonte: http://presbiteros.arautos.org/2010/03/17/la-fenomenologia-catolica-de-santa-teresa-benedicta/

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...