Páginas

PAPA VAI VENERAR O SANTO SUDÁRIO EM TURIM

Turim, 04 abr (RV) - Bento XVI irá à cidade italiana de Turim para venerar o Santo Sudário, que será exposto, durante seis semanas, em 2010. A notícia foi confirmada pelo arcebispo da cidade italiana, Cardeal Severino Poletto, depois de um encontro com o Papa no final da audiência geral da última quarta-feira.
O Santo Sudário, uma das relíquias mais famosas do Cristianismo, é um tecido de linho puro, que se acredita ter sido usado para envolver o Corpo de Jesus após a crucificação. Mede 4 metros e 36 centímetros de comprimento por 1 metro e 10 centímetros de largura.
A notícia sobre ele remonta desde 1353, quando um pano que supostamente serviu de mortalha para Cristo, apareceu em Lirey (França), levado pelas expedições que estiveram na Terra Santa. Um século depois, chegou às mãos dos duques de Savóia, que o guardaram em Chambéry. Em 1532, a relíquia foi danificada num incêndio e, em 1694, transferida para a capela da Catedral de Turim.
Os testes, para provar se realmente o tecido havia envolvido o Corpo de Cristo, começaram em 1898, quando um fotógrafo de Turim fez uma foto do pano, descobrindo, na sua revelação, que os negativos mostravam o corpo e o rosto de um homem crucificado.
Em 1989, o Sudário foi submetido ao teste do carbono-14 em três laboratórios da Suíça, Estados Unidos e Reino Unido. Os resultados dos testes datavam a mortalha no período 1260 a 1390.
Vários especialistas criticaram os testes, considerando que haviam sido mal feitos: os três pedaços do tecido que foram cortados, naquela ocasião, para servir de amostra para o teste, eram das pontas, ou seja, a parte pela qual o sudário foi suspenso nas inúmeras ocasiões em que foi apresentado aos fiéis ao longo dos séculos.
Em abril de 1997, um incêndio destruiu a Capela Guarini, onde o Santo Sudário estava conservado, mas a relíquia foi resgatada sem sofrer maiores danos. (MT)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...